quarta-feira, 1 de abril de 2009

Resumo do texto: Como utilizar a Internet na sala de aula

3 - Resumo do texto: Como utilizar a Internet na sala de aula
José Manuel Moram


Sem pedir licença a informatização tomou conta de tudo e de todos. A democratização digital acontecerá nas possibilidades, acesso e domínio dos instrumentos tecnológicos e a sua exploração.
Universidades, escolas e grupos particulares, dominam e aperfeiçoam programas dos quais se utilizam para conquistar uma clientela ainda maior de usuários. As redes atraem estudantes que navegam para descobrir, divulgar, ou propriamente para se comunicar. Porém, muitas vezes, não sabem selecionar o que é significativo ou não.
O acesso integrado de diferentes mídias permite um salto qualitativo na atualização de informações e conhecimento em seus diferentes níveis. Alunos e professores buscam possibilidades instantâneas de pesquisas, desenvolvem contatos com trocas de opiniões e visualizam diferentes soluções.
O uso da Internet no processo ensino aprendizagem exige do professor constante atualização, disponibilidade de tempo e espaço para analisar e descobrir coisas novas, novos programas, separando-os e avaliando-os. O professor também deve estar atento ao ritmo de cada aluno acompanhando, incentivando-o e sugerindo novas e diferentes alternativas, sendo ele, o coordenador deste processo.
Esta nova prática pedagógica requer objetivos claros, habilidade especial e bom senso a diversidade e rapidez com que são modificadas as informações, tanto do professor, quanto do aluno. Ambos poderão fazer intercambio de dados, terão acesso a novas e atualizadas informações e desenvolverão uma aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, aumentarão as conexões lingüísticas, as geográficas e interpessoais, porque interagem com uma diversidade muito grande de textos, imagens, narrativas, espaços e pessoas do mundo todo. Sendo assim, o professor deve integrar o uso da Internet com outras tecnologias, televisão, rádio, jornal, livros, no processo ensino/aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário